Coluna da ABEP

Esta é a primeira coluna da ABEP – Associação de Brasileiros Estudantes de Pós-Graduação e Pesquisadores no Reino Unido – no site da Jungle Drums. A cada mês, neste mesmo espaço, trataremos de um assunto diferente, de interesse de quem já é ou pretende se tornar estudante, pesquisador ou professor no Reino Unido.

Apesar de existir há 31 anos, muita gente não conhece a ABEP. É por isso que neste mês falarei um pouco do que fazemos, como funcionamos, quem somos e quais as nossas principais atividades.

O que faz a ABEP?

Todos os anos aproximadamente 3500 estudantes brasileiros chegam ao Reino Unido matriculados em uma universidade, escola secundária ou escola de inglês. A ABEP representa o interesse de parte significativa deste total de brasileiros que passa pela imigração com visto de estudante: os pós-graduandos e pesquisadores.

Quais os principais assuntos do dia-a-dia da ABEP?

A pauta da ABEP muda de acordo com as demandas de seus membros e da agenda política que nos afeta. Por exemplo, recentemente o governo britânico alterou (pela enésima vez) as regras de imigração, em particular as regras para emissão de vistos de estudante (mais detalhes em abep.org.uk/visto.shtml). Nós temos trabalhos em duas direções: por um lado temos que informar a comunidade de estudantes brasileiros sobre os novos critérios e por outro temos que questionar as regras equivocadas, como foi o caso recente.

Com o passar dos anos notamos que os assuntos mais frequentes da ABEP são os vistos, as bolsas de estudo e o problema da revalidação do diploma no retorno ao Brasil. A ABEP, então, manifesta-se e busca resolver problemas como esses (e muitos outros) diretamente com as universidades, através da Embaixada do Brasil, governo britânico, e o governo, agências de fomento e parlamentares brasileiros.

Quem pode fazer parte da ABEP?

Qualquer estudante matriculado em curso de pós-graduação, pesquisador ou professor brasileiro pode se associar à ABEP. A associação é vitalícia e mesmo quando retornam ao Brasil, os associados se mantêm vinculados com a rede de membros e recebem nossas informações. Os diretores são voluntários eleitos pelos associados e não recebem salário.

Como funciona a rede de estudantes brasileiros no UK?

A ABEP modera uma lista virtual (abep.org.uk/lista.shtml) formada por estudantes e pesquisadores brasileiros que estão no UK ou que estiveram e já voltaram. É um espaço interessante para ter contato com novas bolsas de estudo, oportunidades de trabalho acadêmico ou fazer perguntas práticas e receber muitas respostas de outros membros.

Não é estudante ainda, mas quer ser?

O site da ABEP se tornou uma referência importante em termos de dicas e sugestões de como proceder desde a escolha da universidade, solicitação de visto até o cuidado com a certificação do diploma no caminho de volta ao Brasil. Caso lhe interesse, dê uma lida nesses links:

Escolha da universidade: rankings e guias (inserir o link nas palavras rankings e guias abep.org.uk/abep/news/Entries/2011/3/17_Como_escolher_a_universidade.html) ou AQUI (http://www.ucas.com/students/coursesearch/)
Bolsas de estudo no UK (abep.org.uk/resources/anexos/FAQ/bolsaORS.html)
Onde morar? abep.org.uk/resources/anexos/FAQ/acomodacao.html
Outras dicas abep.org.uk/dicas.shtml

A ABEP não é só virtual. Anualmente fazemos nosso congresso e mais frequentemente temos recepções, debates e happy-hours! Participe das atividades e conheça a rede de estudantes brasileiros no UK.

Michael Freitas Mohallem
Presidente (2011-2012)

Leave a Reply